Para criar um planejamento de comunicação com ações que trazem resultado, é preciso pensar em todas os aspectos de uma marca para criar estratégias efetivas. A identidade visual é uma das mais importantes para tornar sua marca mais forte.

A identidade visual de uma marca possui um papel fundamental na construção da marca e de sua personalidade. No entanto, ainda que isso seja algo de conhecimento de muitas pessoas, não são todos que entendem a sua real importância para o marketing da empresa.

Por isso, neste artigo vamos entender o valor e o poder da identidade visual para o sucesso de uma marca e de suas ações de marketing. Mas primeiro, vamos definir o que é uma identidade e como ela funciona. Confira!

O que é identidade visual?

Uma identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais utilizados nos materiais de comunicação de uma empresa e tem o objetivo de criar a personalidade da marca, diferenciá-la no mercado e estabelecer sua identidade na memória do público.

Através dela também é possível mostrar os valores e o posicionamento da marca, o que ajuda a torná-la reconhecida pelo público nos momentos de compra e tomada de decisões.

Os materiais possuem um conjunto de itens que formam a identidade, como: logotipo, tipografia, grafismos, cores, imagens, ilustrações, ícones e também aspectos como as sensações que serão passadas.

A identidade visual de uma marca vai muito além do que apenas o visual dos materiais, ela representa, como falamos acima, uma estratégia de marketing. 

Qual a importância da identidade visual para as marcas?

Quem é profissional da área sabe o quanto a identidade visual pode influenciar no sucesso de uma marca, assim como sabe diferenciar uma identidade ruim de uma boa. No entanto, fazer com que os clientes entendam isso, é bem outra história. 

Por não saber dessa importância, querer gastar menos e às vezes por não querer abrir mão das próprias ideias, muitas empresas ficam sem atingir todo o potencial que poderia com uma identidade forte da marca. 

Temos vários exemplos de marcas que se consagraram com a ajuda de uma identidade visual forte, como a Coca-Cola, Nike, Havaianas, Americanas, Google, Apple e Samsung. Pare para pensar, essas marcas estão tão estabelecidas em nossa mente que nem precisamos ver o logotipo para saber a qual se refere. 

Mesmo se a sua empresa não tem o mesmo porte que essas grandes marcas, ainda é possível utilizar a mesma estratégia para atingir resultados satisfatórios. Basta saber como aplicá-la da forma correta. 

Veja abaixo algumas dicas do que fazer para poder trabalhar a identidade visual da sua marca da melhor forma!

Como trabalhar a identidade visual da melhor forma? 

Se você está perdido quanto ao que fazer para criar a identidade visual que mais representa a sua marca, existe um direcionamento que irá ajudá-lo. Antes de tudo, você deve realizar duas pesquisas importantes: 

Interna

Se ainda não o fez, estabeleça quais são os valores da sua empresa e as metas da marca. Pergunte-se sobre qual é a essência do seu negócio, qual foi sua intenção ao começá-lo e quais são os objetivos que você quer atingir com o seu trabalho.

Externa

Uma das pesquisas fundamentais para qualquer tipo de ação de marketing é conhecer a fundo o seu público e o mercado em que sua empresa está inserida. Estude o comportamento do seu cliente ideal, os seus concorrentes e o mercado do seu nicho. 

Essas informações irão ajudá-lo a identificar a identidade da sua marca para então poder criar o visual que melhor o representa. Quanto mais você conhecer a sua própria marca, mais direcionamentos terá para dar ao profissional que for desenhar.

O que deve constar em uma identidade visual?

Existem alguns itens que não costumam faltar em uma identidade visual, como o logotipo, as cores e a tipografia. Esses itens são a base de qualquer layout. Geralmente, as imagens utilizadas nas peças também são pré-estabelecidas. 

No entanto, não existe um planejamento padrão para todas as marcas, pois cada uma possui características diferentes. Portanto, não existe o certo ou errado, cada caso é diferente. 

Você saberá o que deve constar na sua identidade se baseando nos objetivos de comunicação da sua empresa, ou seja: os pontos dos quais falamos acima, como mercado do seu segmento, seus clientes e seus concorrentes.

Como garantir uma boa identidade visual?

Se você deseja garantir o sucesso e a força da sua marca com a identidade visual, saiba que é preciso investir em alguém com experiência e qualificação. Muitas empresas não querem desembolsar uma parte do seu orçamento para isso e acabam apelando ao primo ou sobrinho que está se formando ou que sabe mexer no photoshop. 

Mas se você quer qualidade, esse não é o caminho. Busque a ajuda de um profissional para ajudá-lo nesse processo e garantir que sua identidade saia de acordo com o que você imaginou e com alta qualidade. Somente assim você poderá se beneficiar dessa estratégia de marketing. 

A Fervilha conta com uma equipe de designers qualificados e com experiência para alavancar a sua marca através do visual. Acesse nosso site para saber mais sobre nosso trabalho e para solicitar um orçamento!